Vinícius Magalhães
A proposta de inclusão do Artigo 36-C não considera
propaganda eleitoral a veiculação de mensagens ou postagens em redes sociais
realizada por candidatos ou eleitores. Em suma, as mudanças blindam blogs,
portais e redes sociais: tira o poder da Justiça Eleitoral de veto
imediato do que for considerado publicidade ou campanha antecipada – embora não
iniba possíveis punições.
Se a minirreforma eleitoral passar, o que se espera para
este ano, a proposta extinguirá o Artigo 57-I, o que hoje dá direito a qualquer
político ou partido de requerer na Justiça o bloqueio da conexão por 24 horas.
A idéia é que a responsabilidade passe a ser de quem
publicar, e o provedor só será responsabilizado judicialmente caso não tome
providências, após determinado prazo, para que o autor do texto mude o conteúdo
ou o exclua.
A emenda foi sugerida pelo advogado Mauro Falsetti ao
deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ). Por ora foi acolhida com sucesso e simpatia
pelos parlamentares do grupo de trabalho que estuda mudanças na Lei Eleitoral,
comandado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). A proposta será estudada e
depois levada ao colégio de líderes, que decidirá pela sua apresentação ou não.
O poder das mídias
Com o advento de sites como o Facebook e Twitter um
contingente massivo de cidadãos com acesso à internet, ao redor do mundo, têm
associado essas ferramentas para fins diversos, entre eles, suas manifestações
políticas. Associados às outras plataformas de compartilhamento como Youtube,
Flirck e Instagram, tornam-se os principais disseminadores de mensagens de
campanha em ambientes online.
As redes sociais são como praças, ruas e avenidas onde os
internautas discutem e expõem opiniões sobre seu cotidiano e a vida política.
Diferente dos outros meios de comunicação, a internet é a mais neutra e livre
de todas, o que torna importantíssimo a adequação desse espaço para o público
dos dias atuais.
Além de informar sobre seus candidatos e partidos, a livre
circulação de informação nesses espaços, engajam a população ao interesse
político, a pensar melhor sobre seu país e seus líderes.
Fonte:http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2013/05/19/proposta-do-facebook-pode-incitar-campanha-antecipada-nas-redes/
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