quarta-feira, 28 de março de 2012

28 de Março: Dia do Diagramador e Revisor

 
 
Diagramador


Ele chega cedo na redação. Seu trabalho é visto todos os dias nas páginas dos jornais. E, para realizá-lo, tudo é estrategicamente pensado: o formato, a disposição e tamanho de fotos e ilustrações, visando um resultado  harmônico e criativo. Esse alguém é o diagramador, o profissional responsável pela distribuição nas páginas de todo material de uma publicação.
 O ato de diagramar diz respeito à distribuição dos elementos gráficos no espaço limitado da página impressa . Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. Pois através delas, o diagramador realiza o processo de análise para entrelaçar o conteúdo com as formas.
  Segundo a diagramadora Zélia Oliveira, a carreira é um fascínio. "A profissão de diagramador é muito gratificante. Quando vemos um produto final, seja ele um jornal, uma revista, um livro ou um folhetim, a emoção é a mesma. Criar e pensar na visão que as pessoas terão com o seu trabalho e a ilusão criada atualmente com programas de editoração são fascinantes. Uma das maiores dificuldades na profissão é fazer com que quem tenha solicitado o trabalho entenda nossas idéias, sugestões e visão de marketing.”
Revisor
 
Desde 17 de outubro de 1969, através do decreto-lei nº. 972, foi regulamentada a profissão de jornalista. Uma das funções que a categoria pode desempenhar é a de revisor, sendo responsável por rever as provas tipográficas das matérias escritas pelos repórteres.
 "O revisor é um profissional que lê de tudo, o tempo todo, goste ou não da leitura a que é obrigado em razão de seu ofício. Assim, um dia ele enfrenta um livro de medicina, no outro, um de engenharia, depois uma obra sobre política internacional, ou a epidemia de dengue no Rio de Janeiro. Isso tudo de olho na gramática, no estilo, na concordância e na uniformização da obra. Além disso, tem de reservar um tempo para estudar um pouco, dar uma reciclada no inglês, se atualizar com os jornais, as notícias, enfim, manter-se vivo e alerta", afirma o revisor Renato Barraca. Ainda no seu entender, o profissional desta área tem de achar no texto os erros dos outros. E por isso não é muito estimado pelos redatores.
 "Mesmo assim, essa é uma profissão que está longe de acabar, pois no Brasil nunca se errou tanto ao escrever como agora", afirma.

Parabéns a todos os Diagramadores e Revisores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário