sexta-feira, 8 de março de 2013

Novas diretrizes para cursos de Jornalismo são aprovadas


Por: Pedro Costa
Foto: Paolla Carvalho

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou no fim de fevereiro o parecer 39, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo. A proposta, elaborada por uma comissão de especialistas nomeada pelo Ministério da Educação (MEC), foi encaminhada ao CNE em 2009.




As novas diretrizes trazem várias mudanças no curso de jornalismo. Entre elas, o estágio curricular obrigatório; uma carga horária de 3 mil horas (atualmente conta com 2,7 mil horas); o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser realizado de forma prática, com a elaboração de um produto jornalístico, ou de forma monográfica, que incentive a pesquisa científica; além de recomendações politico-pedagógicas dos cursos terem como objetivo a formação de profissionais dotados de competência teórica, técnica, tecnológica, ética, estética e focados na prática profissional. 

As novas Diretrizes Curriculares aguardam a homologação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para serem publicadas no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário