terça-feira, 19 de março de 2013

Estudantes de Jornalismo produzem livro-reportagem sobre caminhoneiros

Por: Renata Carvalho

É com muitas histórias curiosas, personagens marcantes, situações inusitadas e divertidas para contar, que um grupo de estudantes do 7º período do curso de jornalismo, em Barra Mansa, está produzindo um livro-reportagem sobre o estilo de vida agitado e muitas vezes cansativo dos profissionais que atravessam diariamente as rodovias da região Sul Fluminense.


Ao todo, doze alunos se empenham para produzir um livro com cinco capítulos, abordando diversos assuntos sobre o dia a dia dos profissionais que vivem sob forte pressão dos empregadores, a solidão nas estradas e os constantes riscos. No livro, os alunos contarão histórias sobre os ganhos e os gastos com a profissão, como funciona a legislação para estrada, as histórias de caminhoneiros e o comércio movimentado por eles.

O acadêmico Renan Carlos Maia explica que o tema foi escolhido levando em conta a relevância para a sociedade. “É, sem dúvida, um tema sempre atual. O trabalho dos caminhoneiros é imprescindível para o funcionamento do país. No ano passado a gente pode ver como a greve causou transtornos para nós da região”, disse.

Renan também ressalta que os leitores poderão acompanhar histórias de personagens marcantes. “Conversei com um senhor, que tinha uma borracharia e, há mais de 20 anos, resolveu virar caminhoneiro. Ele já viajou para vários lugares do Brasil e tem boas histórias pra serem contadas no livro”, comenta.

O trabalho desenvolvido pelos formandos também tem contribuído para um grande aprendizado de todos. “Nós da área jornalística temos essa vantagem de poder falar sempre um pouco de tudo. Não é algo monótono e que cai na mesmice”, ressalta Renan. Em uma ação paralela, a turma vai produzir também um site sobre a temática. O objetivo final é concorrer em um prêmio do Expocom Sudeste 2013, evento componente do Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário