quarta-feira, 27 de março de 2013

Formandos de Jornalismo produzem documentário

Documentários fazem parte dos projetos de conclusão do curso de Comunicação do UBM

Por: Bruna Flores

Os alunos do 7º período de jornalismo do UBM estão produzindo documentários na disciplina Produção de Documentários . Os trabalhos serão feitos em duplas e trios e terão tema livre. O objetivo, segundo o professor da disciplina, Jorge Alexandre Lucas, é possibilitar que os alunos coloquem em prática o que aprenderam durante todo o curso.

A disciplina foi escolhida como matéria optativa do último período do curso de Jornalismo. Os alunos Pedro Henrique e Renata Gonçalves, escolheram o tema Capoeira para a produção. "Vamos mostrar, entre outros aspectos, a história do esporte e como os praticantes adquirem mais disciplina e respeito com a capoeira", afirma Renata.

O professor da disciplina Jorge Alexandre Lucas, acredita que essa matéria é de suma importância, pelo fato de, atualmente, vivermos uma realidade tomada pela imagem. “A disciplina instrumentaliza os acadêmicos, futuros jornalistas a operar um novo meio, um nicho novo de mercado. Eles podem reportagens especiais para TV paga e aberta, além do contato com uma linguagem nova, que ocupa cada vez mais espaços na TV e na internet, como vídeos virais”, explica. O professor explica que, com a internet, documentários específicos podem ser produzidos para as redes sociais, curta metragens e documentários bibliográficos. “Essa disciplina tem o papel ainda de projetar os futuros jornalistas no mercado de trabalho, já que para se formarem, tem de produzir um documentário, que será, acredita-se, o primeiro produto desse novo profissional", enfatiza Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário