terça-feira, 11 de junho de 2013

Maioridade penal causa polêmica entre estudantes

-->
Alunos discutem punição que adolescente deve receber

 
-->
Por Renata Carvalho

Crimes cada vez mais violentos e cruéis, muitas vezes com a participação de um ou mais adolescentes durante a execução, reacendem a discussão pela redução da maioridade penal no Brasil. Em São Paulo, principalmente, dois casos recentes ganharam repercussão nacional e causaram a revolta da população, sobre a forma de punição aplicada aos criminosos menores de dezoito anos.     

Crimes com participação de adolescentes

Há um mês, um jovem de 19 anos foi morto por um menor de idade, na porta de casa, quando voltava do trabalho. O assassino que completou dezoito anos, três dias depois de ter matado o estudante, foi levado para a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa), onde vai permanecer até completar 21 anos e ter a ficha criminal limpa. O motivo do crime foi o roubo de um telefone celular. Outro crime violento também cometido com a ajuda de um adolescentem, em São Paulo, foi o da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 47 anos, que teve o consultório invadido por três homens e atearam fogo em seu corpo, após ela afirmar que não tinha dinheiro.

Apesar da covardia e violência dos crimes citados acima, a luta da população é por justiça e punição aos criminosos. De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor de idade, ao ser flagrado cometendo um ato infracional, deve receber punições de medidas sócio-educativas, como: prestação de serviços à  comunidade; advertência; ser internado em estabelecimento educacional; ter a liberdade assistida; receber um acompanhamento temporário e a obrigação de reparar o dano.

Alunos opinam sobre a punição

Para falar sobre esse assunto importante, alguns alunos do UBM disseram o que pensam sobre a redução da maioridade penal no Brasil e que tipo de punição o adolescente deve receber. A estudante Fernanda Maciel da Costa, aluna do 5º período de Matemática, acredita que o adolescente deve responder por seus atos. “Sou a favor da redução da maioridade sim. Acho que a justiça tem que ter um equilíbrio, mas se os adolescentes cometem um crime, como matar alguém, devem ser punidos da mesma maneira que uma pessoa maior de idade”, comenta a estudante.

Por outro lado, a aluna Karina Costa de Souza, também estudante de Matemática, se diz contra a redução da maioridade penal. “Eu acho que só diminuir a maioridade não vai resolver a violência. Para mim o adolescente tem que receber uma punição realmente forte, mas não acho que deve ir para uma cadeia comum, porque ele vai sair pior do que entrou”, explica Karina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário