quarta-feira, 2 de maio de 2012

Senado retoma PEC dos Jornalistas após feriadão

Rianne Netto (5º Período Jornalismo)

Na próxima semana entra em pauta no Senado a PEC 33/09, que reintegra a exigência do diploma para o exercício da profissão do Jornalismo. Na agenda oficial do Senado estão previstas três sessões de discussão e, com o propósito de intensificar o movimento pela aprovação da matéria em 2º turno, a FENAJ (Federação Nacional de Jornalismo) convocou os Sindicatos de Jornalistas, a categoria e os apoiadores da campanha em defesa do diploma.

A intenção é que a matéria seja incluída na sessão ordinária do dia 3 de maio e, em “Terceira e última sessão de discussão, em 2º turno”, no dia 8 de maio. Nesta sexta-feira, a matéria, que ocupava o primeiro ponto da pauta na agenda do Senado, passou a ocupar o quinto ponto. 

O presidente da FENAJ, Celso Schröder, comentou sobre a campanha: “Relembramos o compromisso das lideranças partidárias, firmado no final do ano passado, de votação da PEC no inicio deste ano, solicitamos a inclusão da matéria na pauta e destacamos a expectativa da categoria em torno do assunto”. Nos dias 25 e 26 de abril, encarregados da FENAJ, dos Sindicatos de Pernambuco, do Município e do Estado do Rio de Janeiro mantiveram contatos com lideranças no Senado para garantir a votação em 2º turno.

Um pedido de intensificação das ações foi feito por parte da direção da Federação e da coordenação da campanha em defesa do diploma. Foi solicitado que os Sindicatos de Jornalista, além de reforçarem a comitiva que desenvolve articulações e negociações semanais em Brasília, estimulassem a movimentação da categoria através do envio de mensagens pela votação da PEC e dessem maior atenção aos contatos com os parlamentares em seus estados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário